Educação Financeira

A Matemática Financeira é essencial na vida de qualquer pessoa. Conhecer um pouco mais sobre o universo financeiro é um ponto chave para nossa qualidade de vida no futuro e para a nossa saúde financeira.

Nesse sentido, a escola não pode ficar de fora, temos que estar atentos e aprender desde cedo a cuidar dos nossos recursos, mesmo quando pequenos ainda. Se desde novos usarmos nosso dinheiro com consciência, melhor poderemos gerir nossos recursos no futuro...

O que você sabe sobre o dinheiro? Como que o banco ganha dinheiro? O que são investimentos financeiros? Essa e mais outras perguntas iremos discutir no nosso trabalho de sobre Educação Financeira.

Sendo assim, vamos começar com alguns vídeos que irão nos situar sobre o tema.

Aproveitem...

Carolina Freire


Trabalho de Educação Financeira 2016


     Todo mundo já deve ter ouvido falar os adultos reclamando sobre o preço de algo, não é mesmo?
     Pensando nisso, vamos investigar para ver o como esse aumento se deu. Hoje em dia, fazer compras em um mercado é um custo altíssimo. Mas, será que o aumento foi tão grande como dizem? Vamos investigar...

Primeira etapa: Vocês ficarão divididos nos grupos da tutoria. Cada grupo ficará responsável por um dos grupos alimentícios a seguir:







     Esses encartes de mercado são do ano 2000, do hipermercado Extra. A página da esquerda de cada folheto será pesquisada pelos alunos da turma A e a página da direita, pelos alunos da turma B.
     Nessa primeira etapa, o grupo deverá se organizar e baixar a foto de cada encarte.
     Serão 6 grupos de cada turma com os grupos do encarte: mercearia (1); mercearia (2); congelados; carnes, aves e peixes; limpeza e perfumaria.

Segunda etapa (fora da escola): Cada grupo irá pesquisar, em supermercados, o preço de cada um dos produtos que aparece em sua página de pesquisa. Irão anotar os preços e levar para a aula.

Podem tentar encontrar o preço no link:
http://www.deliveryextra.com.br/ofertas?&p=1&s=offer&ftr=

Caso não encontrem no link, podem ir ao mercado também.

Terceira etapa: Em sala, os grupos irão de reunir para calcular o valor (em porcentagem) do aumento dos preços. A diferença entre o aumento dos preços representa quantos por cento do preço de 2000? Esse é o percentual de aumento.



Quarta etapa: Organizar os cálculos em uma folha de papel, fotografar e jogar para o e-mail de vocês. Pode ser fotografado ou podem fazer um vídeo explicando os cálculos.

Quinta etapa: Organizar os dados no prezi.
Entrar no prezi: https://prezi.com/
Usar o login:
e-mail: matematicaxparaxtodos@gmail.com
senha: teresiano8ano

O trabalho será avaliado e valerá 2 pontos da média do quarto bimestre.
Vamos lá... Reta final, vamos caprichar...

Vídeos:

A história do dinheiro:
Como surgiu a moeda? Para que serve?
Como ocorre a sua circulação?

O surgimento dos Bancos:
Veja como surgiram as primeiras operações de empréstimo
e o papel moeda

Planejamento Financeiro:
Qual é a influência dos juros e da inflação em nossas vidas?

Planejamento Pessoal:
Qual é a quantia ideal para poupar?
Como podemos fazer render algum valor?
Qual é o investimento mínimo?

Planejamento Pessoal:
Quando que o consumo vira consumismo?

Pagamento à vista:
Quando ele é a forma de pagamento mais vantajosa?

Pagamento à prazo:
Quando ele é a forma de pagamento mais vantajosa?

Um comentário:

  1. Tudo graças ao Sr. Anderson Carl por me ajudar com meus lucros e tornar possível minha quinta retirada. Estou aqui para compartilhar uma incrível oportunidade de mudança de vida com você. são chamadas de opções de negociação Bitcoin / Forex. é um negócio altamente lucrativo que pode render até $ 2.570 em uma semana com um investimento inicial de apenas $ 200. Sou a prova viva desta grande oportunidade de negócio. Se alguém estiver interessado em negociar bitcoin ou qualquer criptomoeda e quiser uma negociação bem-sucedida sem perder, notifique o Sr. Anderson Carl agora no Whatsapp: +1(252)285-2093 Email: andersoncarlassettrade@gmail.com

    ResponderExcluir