Atividades

2018

💪 Nesta página estarão disponíveis diversas atividades a serem desenvolidas ao longo do ano...


2o Bimestre

Álgebra:

😍 Números Reais:


Atividade 1: Faça todas as questões da página 16 em seu caderno. Não esqueça de colocar todas as contas que foram utilizadas na questão!

Atividade 2: Assista ao vídeo:


Você conseguiria repetir esse raciocínio? Como você poderia usar esse raciocínio para 0,444... ? Qual seria a fração geratriz?

Atividade 3: Encontra a fração geratriz (fazer o mesmo que o vídeo fez) das seguintes dízimas:

a) 0,666...            c) 1,222...

b) 0,0333...         d) 2,777...

Atividade 4: Assista ao vídeo:


Atividade 5: Tente encontrar a fração geratriz das seguintes dízimas periódicas (tente repetir o raciocínio do vídeo):

a) 0,2333...                      c) 0,2454545...

b) 0,151515...                  d) 1,0123123123...

Atividade 6: Esse quiz é para reforçarmos mais o conceito de dízima. Vamos treinar as conversões ... Não esqueça que deve apresentar todas as contas no desenvolvimento das questões.

Atividade 7: Fazer todos os exercícios das páginas 19 e 20.

Atividade 8: Explique, com suas palavras:

a) O que é um número quadrado perfeito?

b) Como podemos usar a fatoração para verificar se um número é ou não um quadrado perfeito?

Atividade 9: Responda ao quiz, em seu caderno, justificando cada item (os verdadeiros e os falsos!):


Atividade 10: Resolva, em seu caderno, os exercícios da página 22.

Atividade 11: Resolva, em seu caderno, apresentando o desenvolvimento da questão, todas as questões do quiz:

 Atividade 12: Pesquise e explique, com suas palavras, as seguintes propriedades de potência:

a) Multiplicação de potências de mesma base

b) Divisão de potências de mesma base

c) Potência de uma potência

d) Potência de um produto

e) Potência de um quociente


Atividade 13: Resolva, em seu caderno, apresentando o desenvolvimento da questão, todas as questões do quiz:




Atividade 14: Na página 37, fazer os exercícios de números 73, 74, 82, 83, 85 e 86.

Atividade 15: Resolva o quiz abaixo em seu caderno. Use o processo de decomposição em fatores primos para o cálculo das raízes.



Geometria:

😍 Polígonos:

Atividade 1: Faça os exercícios do livro da página 171.

Atividade 2: O quiz a seguir possui tempo marcado! Ele irá lhe ajudar a gravar os nomes dos polígonos! Tente fazer até conseguir resolver todas as questões dentro do tempo!


Atividade 3: No ano passado, vimos que a soma dos ângulos internos de um triângulo é sempre igual a 180 graus. Explique o motivo pelo qual essa afirmação é verdadeira.

DICA: Use a teoria de retas paralelas cortadas por uma transversal!!!

Atividade 4: Vamos revisar alguns conceitos são são importantes para a Geometria do 8º ano.

 Atividade 5: Resolva os exercícios das páginas 176 e 175.


Atividade 6: Resolva, em seu caderno, com o desenvolvimento, as questões de cada quiz:




 1o Bimestre

Álgebra:

😍 Plano Cartesiano:


Atividade 1: Copie as questões do quiz em seu caderno e resolva.


Atividade 2: Vamos resolver os exercícios da página 145 e 146 do livro texto (Matemática Bianchini 7):

Questão 1:

Questão 2:

Questão 3:

Questão 4:

Questão 5:

Questão 6:


Questão 7:

Questão 8:

Questão 9:

Questão 10:


Atividade 3: Vamos resolver os exercícios da página 134 do livro texto (Matemática Bianchini 8):



Atividade 4: Vamos resolver os exercícios da página 138 do livro texto (Matemática Bianchini 8):

Atividade 5: Vimos que todas as soluções de cada equação do primeiro grau com duas variáveis podem ser representadas em uma reta no plano cartesiano. E para resolver um sistema é preciso representar as retas das duas equações no mesmo plano cartesiano e analisar aonde elas "se encontram". Assista ao tutorial do GeoGebra ensinando a usar o aplicativo para a correção dos sistemas de equações do primeiro grau com duas variáveis. Abra o livro na página 138 para acompanhar.





Atividade 6: Usando o GeoGebra, corrija os demais itens da questão 15 da página 138. Corrija conforme os passos dados no tutorial, qualquer reta que esteja errada, pare e verifique aonde está o erro e refaça o exercício.

Atividade 7: Como que podemos encontrar a solução de um sistema em um plano cartesiano? Escreva no caderno o passo a passo com as suas palavras.

Atividade 8: Como você poderia explicar a alguém o passo a passo para se construir uma reta que represente todas as soluções de uma equação do primeiro grau com duas variáveis, no plano cartesiano?

Atividade 9: Nessa atividade usaremos um plano cartesiano para cada item. Resolva o sistema de equações e classifique cada um deles de acordo com a sua solução.



Atividade 10: Resolva no GeoGebra cada um dos sistemas da atividade 9. Use a ferramenta de ponto, marque a interseção entre as reta e escreva o conjunto solução de cada sistema.

A atividade 10 faz a correção da atividade 9, assista ao vídeo que faz uma correção dessas atividades com comentários sobre a classificação dos sistemas:


Atividade 11: Crie um sistema de equações possua como solução:

Assista ao tutorial a seguir, nele, mostro como podemos fazer para criar um sistema a partir das soluções de forma prática e rápida. Fique atento aos comentários sobre cada tipo de sistema!


Atividade 12: Responda o exercício 30 da página 140.

De acordo com o que vimos no vídeo, podemos verificar, ao usar o GeoGebra, que a opção correta é a letra c. (Em caso de dúvida, volte ao vídeo anterior para rever a solução dessa questão.).

Atividade 13: Resolva, no papel quadriculado, os sistemas a seguir e classifique-os de acordo com as suas soluções.


Atividade 14: Resolva, no GeoGebra, os sistemas da questão anterior e corrija as suas resoluções.

Atividade 15: Responda os exercícios 29 e 34 da página 140.

A letra a da atividade 6 refere-se ao exercício 29 e a letra b, ao exercício 34. No vídeo a seguir, apresento as duas soluções:


Geometria:

😍 Retas e ângulos:

Atividade 1: Copie as questões do quiz em seu caderno e responda:


Atividade 2: Faça os exercícios das páginas 144, 145, 148, 149, 151, 152 e 153.

Atividade 3: Em seu caderno, utilizando os materiais de Geometria (régua e esquadro), construa um ângulo:

a) Agudo                 c) Reto

b) Obtuso                d) Raso

Atividade 4: Com o compasso e régua, assista o vídeo e trace a bissetriz dos ângulos da questão anterior.



Atividade 5: Construa, com a régua, um segmento de reta com medida igual a:

a) 4 cm                   c) 8 cm

b) 7 cm                   d) 5 cm


Atividade 6: Assista o vídeo e, com o compasso e a régua, encontre o ponto médio de cada um dos segmentos da atividade anterior.


😍 Retas Paralelas cortadas por uma transversal:

Atividade 1: Copie as questões do quiz em seu caderno e responda:

Atividade 2: Fazer os exercícios das páginas 157, 160, 161, 164, 165, 166, 167 e 168.





























2017

Área de quadriláteros

Atividade 2: Qual é a medida do lado de um quadrado que possui 81 centímetros quadrados de área?

Atividade 3: Já sabemos que a área de um paralelogramo é calculada pelo produto de sua base pela altura. E ainda que alguns paralelogramos possuem uma forma especial de se calcular a área:

Sabendo disso, calcule a área dos seguintes paralelogramos:



c)                      d) 


Atividade 4: Repare que as figuras à seguir são compostas por uma composição de vários polígonos. Nessas condições, calcule a área de cada uma dessas figuras:

a)

b) 

c) 

d) 


Porcentagem

Atividade 1: Assista o vídeo:


Atividade 2: Clique no link a seguir e estude os problemas e a teoria contida no prezi.



Atividade 3: No prezi, vimos vários exemplos de como descobrir o percentual que uma quantidade equivale em relação a um total. Resolva os problemas a seguir para exercitar essas situações:

a) Na venda de um tênis de 150 reais, um vendedor obteve uma comissão de 12 reais. Essa comissão representa quantos por cento do preço do produto?

b) Jonas prepara um copo de suco misturando 120 ml de água e 80 ml de suco de fruta concentrado. Qual é a taxa percentual de água nessa mistura?

c) Vilma acertou 38 das 50 questões de uma prova de Matemática de um vestibular. Qual foi o percentual de acertos de Vilma?

d) Na sexta-feira da semana passada, 5 dos 40 alunos de uma turma faltaram a aula. Qual foi o percentual de faltas, nesse dia, dessa turma?

e) Em um colégio, estudam 1600 alunos, dos quais 720 são meninos. O número de meninas representa quantos por cento do total de alunos dessa escola?

Atividade 4: Resolva o quiz em seu caderno.

Atividade 5: Resolva os problemas.


a) Em uma cidade cuja população é cerca de 55 000 habitantes, 16% da população tem 50 anos ou mais. Quantos habitantes dessa cidade tem 50 anos ou mais?

b) (Saresp) O salário de João foi aumentado em 20%. Sabendo que o salário era de R$ 600,00, qual é o novo salário?

c) (UFPB) Em uma prova de rali, um carro percorreu 85% do percurso. Sabendo-se que faltam 180 km para completar a prova, qual é a quilometragem do percurso total?

d) (PUC-RJ) João recebeu um aumento de 10% e com isso seu salário chegou a R$ 1320,00. Qual era o salário de João antes do aumento?

e) 30% de 40% de 50% de um número equivale a quantos por cento desse mesmo número?

f) Em uma loja, uma bota que custava R$ 160,00 teve um aumento de 20% em seu preço. Um mês depois, a loja entrou em liquidação, e essa bota foi vendida com um desconto de 20%. Por quanto essa bota foi vendida?





Gabarito:

Atividade 3:
a) 8%     b) 60%      c) 76%      d) 12,5%     e) 55%

Atividade 5:
a) 8 800 habitantes        b) R$ 720,00
c) 1200 km                    d) R$ 1200,00
e) 6%                             f) R$ 153,60

Recuperação Paralela sobre Produtos Notáveis e Fatoração

Atividade 1: Com seus grupos de tutoria, faça uma lista com os principais casos de produtos notáveis e fatoração.

Explique um ao outro o conteúdo e faça uma explicação oralmente para o grupo e por escrito (com a linguagem matemática e com o português).

Atividade 2: Assista ao vídeo a seguir e compare com o seu resumo. De acordo com o vídeo, para que podemos usar os produtos notáveis e a fatoração?


e



Atividade 3: Resolva no caderno:


Atividade 4: 



Atividade 5: Justifique!

Atividade 6: 

Atividade 7: 

Atividade 8:

Atividade 9:

Atividade 10:

Atividade 11: Resolva as seguintes equações do segundo grau, usando a fatoração:



Respostas

Atividade 3:

Atividade 4:
Atividade 5:
Atividade 6:
Atividade 7:
Atividade 8:
Atividade 9:

Atividade 10:
Atividade 11:




Aula do dia 8 de abril

Assista ao vídeo para lhe ajudar a resolver os exercícios de casa:



Aula do dia 24 de março

Atividade 1: Assista o vídeo:



Atividade 2: Descreva o passo a passo que devemos fazer para resolver um sistema de equações do primeiro grau com duas variáveis, usando o método da substituição.


Atividade 3: Em seu caderno, resolva algebricamente os seguintes sistemas, usando o método da substituição.






Atividade 4: Confira suas respostas com o gabarito a seguir. Caso não tenha chegado ao mesmo resultado, refaça os cálculos e tente encontrar seu erro.



a) S = {(-3, 2)}   b) S = {(10, 5)}   c) S = {(2, -1)}   d) S = {(5, -2)}   e) S = {(9, 4)}   f) S = {(7, 2)}




Atividade 3: De acordo com os conceitos vistos no vídeo e da pesquisa que efetuou para responder às questões da atividade anterior, tente resolver cada quiz (não esqueça de cadastrar seu e-mail no final):

      


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2016

Revisão para prova Bimestral - Aula do dia 7/11

     Oi Pessoal, hoje é dia de revisarmos nosso conteúdo da prova bimestral. Vocês vão sentar nos grupos de tutoria para resolver essas questões.

     Todas as questões devem ser desenvolvidas no caderno, irei olhar amanhã. Anotem as dúvidas e façam as atividades nessa ordem.


Produto de Stevin


Atividade 1: Usando a regra do produto de Stevin, resolva:

Atividade 2: Fatore os seguintes polinômios:


Atividade 3: Usando a fatoração, encontre as raízes das equações de segundo grau a seguir:


Atividade 4: Simplifique as frações algébricas:


Desafio: Simplifique, ao máximo, a expressão:


Área de quadriláteros - Aula do dia 19/10

Atividade 1: Faça uma lista com as fórmulas usadas para o cálculo dos quadriláteros.

Desafio 1: (Pesquise como se calcula a área de um triângulo para resolver!)


Desafio 2: (Dica: escreva em linguagem matemática e use as aplicações de produtos notáveis e fatoração para resolver!)


Exercício de simplificação:


Atividade de Revisão da Semana do dia 19 de julho


Atividades sobre a aula do dia 2 de junho



Aula do dia 3 de maio


Revisão sobre uso de linguagem algébrica

Como foi visto no ano passado, na linguagem matemática, usamos as letras para representar quantidades desconhecidas. Faça o quiz a seguir e verifique o que se lembra sobre o uso de linguagem algébrica.

Ah, só tem um pequeno detalhe: esse quiz é um desafio inicial, você deverá fazer dentro do tempo marcado e acertar 100% das questões, só assim conseguirá registrar o seu resultado... Preparado!?


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